Botafogo vai além da máxima de que ‘dinheiro atrai dinheiro’ no futebol

13 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Botafogo vai além da máxima de que ‘dinheiro atrai dinheiro’ no futebol
Twitter/Botafogo

Na vida, de uma maneira geral, escutamos que dinheiro atrai dinheiro. De fato quase sempre é assim. Mas o Botafogo está indo além desta máxima. Já tivemos outros cenários de clubes que ficaram ricos por conta de patrocinadores fortes ou de parcerias. Mas não existia a preocupação em trabalhar bem o lucro disso tudo. Assim quando o parceiro ia embora a gente via os clubes até despencarem de divisão.

No Botafogo o caminho do dinheiro está muito bem definido. John Textor entende como poucos deste assunto. Não foi sem planejamento que rompeu os contratos de parceria do clube e assumiu alguns riscos. Sabe que pode ganhar mais lá na frente.

As negociações dos jogadores para renovação de contrato mostram isso. Quando olhamos se falar em uma multa em torno de R$ 500 milhões para Kanu a mudança de filosofia é visível. Antes, com a caneca na mão pedindo dinheiro, o Alvinegro era vitrine. Qualquer um chegava e tirava os craques com mariolas e paçocas. E nem precisava ser daquelas de marcas boas. A gestão anterior mesmo teve muito trabalho para manter Kanu.

Se imaginarmos que estamos falando de novas multas nessa ordem, isso dá uma ideia do que o clube pode arrecadar mais na frente. Claro que na maioria das negociações os valores são menores que da multa. Entretanto a linha de corte subiu consideravelmente.

Torcida ajuda neste processo

Torcida do Botafogo vem chegando junto Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Os valores arrecadados com bilheteria e com o sócio-torcedor deixam visível como Textor vem aproveitando essa magia que cercou o novo Botafogo. Cada vez mais se fala em atrações para transformar a ida ao estádio em uma experiência, como o pessoal do Marketing tanto gosta de falar.

Multas altas, casas cheias, sócios crescendo, parceiros de olho e todo mundo falando do Botafogo. Resumindo: dinheiro atrai dinheiro. Que o novo Botafogo seja cada vez mais forte e mais rico. É ótimo para o futebol brasileiro.

Notícias relacionadas