Convicções de Castro, frase de Mazzuco… Botafogo não pode perder rumo

84 comentários

Blog do Mansell

Blog do Mansell

Compartilhe

Convicções de Castro, frase de Mazzuco… Botafogo não pode perder rumo
Vitor Silva/Botafogo

Todos sabemos que o trabalho de reconstrução do Botafogo está apenas começando e que não é de uma hora para outra que o time vai voltar aos seus dias de glória. Como escrevi ontem, qualquer análise sobre o futuro do time passa pela janela. Entretanto algumas coisas preocupam e podem fazer o Botafogo perder o rumo nesta temporada. Algo que não queremos. Algumas convicções de Luís Castro e uma frase de André Mazzuco me deixaram preocupado. Ainda mais depois dos 4 a 0 diante do Palmeiras.

MAIS! Janela vai definir poder de fogo do Botafogo

Castro parece convicto de que o esquema para o Botafogo dar certo é jogar aberto com dois pontas, tendo dois volantes saindo “bem” para o jogo e meia(s) sobrecarregado(s). Se os laterais apoiarem, melhor ainda. A visão do treinador não me parece a mais certa justamente por conta do momento do time. Ele passa a impressão de perceber um timaço em campo. Já nós vemos uma equipe com sérias limitações. Os adversários também, tanto que o Glorioso perdeu três seguidas já. Castro precisa ser mais conservador. Saber fechar o time quando os jogos pedem.

MAIS! Precisamos falar de Diego Gonçalves no Botafogo

Com esse esquema o Botafogo não ganha nunca o meio. Pelo contrário. Acaba sendo presa fácil. Além disso fica espaçado em campo, sem comunicação. A falta de criatividade é visível e isso faz parte de um processo de formação de elenco feito com rapidez por conta das necessidades. Que fique claro que isso não se deve a erros de Castro ou dos dirigentes. Seria covardia responsabilizar alguém neste momento.

Botafogo não precisa de um camisa 10?

Botafogo precisa melhorar o elenco

Apesar de não falar em erros, é preciso aprender com as carências visíveis do time. Aí que me preocupa uma frase de Mazzuco em entrevista ao “O Globo”.

– Queremos aumentar o nível da equipe mais um pouquinho, entender algumas arestas que a gente pode estar fechando. Eu brinco que o pessoal as vezes fala “ah, o Botafogo gastou R$ 70 milhões e nós não temos um camisa 10”. Eu acho isso muito relativo. Lógico que a gente quer mais um meio campista, essas coisas todas, mas por que o camisa 10? Será que é assim que o Luís (Castro) joga? Será que assim que a gente quer jogar? – disse Mazzuco.

MAIS! É preciso cuidado para não demonizar Saravia no Botafogo

Será que Castro não joga com um camisa 10? Será que em alguns jogos não vai ser preciso mais criatividade? Pois em todos até aqui sentimos falta desse camisa 10. Dessa referência. Se o Botafogo não tem por conta dos problemas já citados, da péssima disposição das janelas feita pela CBF, entendemos. Mas é preciso corrigir isso na próxima janela.

Se todos entendemos que o momento ainda é de limitações e que o elenco não é uma maravilha, seu treinador não pode ir a campo como se fosse atropelar os rivais e acreditando que tem Messi, CR7 e Neymar na frente. Enfim, ou o Botafogo se reforça com qualidade do meio para frente ou Castro muda as convicções e passa a fechar mais o time. Pois, do contrário, o Botafogo pode perder o rumo. E é justamente o que não queremos.

Notícias relacionadas