O Botafogo de Luís Castro vem deixando muito a desejar. A demissão do treinador parece um tabu, uma vez que ele conta com a confiança de John Textor. Apesar disso ele conquistou um ponto importante nos últimos dias ao levantar um questionamento sobre o peso que os campeonatos estaduais estão tendo em vários clubes do futebol brasileiro. Inclusive o próprio Botafogo.
É preciso se afastar um pouco da paixão para se analisar com clareza os fatos. Que o Botafogo teria que estar apresentando um melhor futebol, não há dúvidas. Que a equipe regrediu em relação ao ano passado, idem. Mas neste ponto específico o treinador tem razão.
MAIS! O fôlego que o Botafogo ganha na busca por reforços
Por conta de uma jabuticaba da CBF, que deu para federações o poder na Copa do Brasil, o Botafogo teve que mudar todo seu planejamento na pré-temporada. A ideia de preservar titulares para as grandes competições do ano caiu por terra. Usando seu poder, a Ferj praticamente “obrigou” a todos a tentarem jogar o torneio como dava.
– Todas as equipes estão passando por momentos de muita instabilidade nos Estaduais. Acho que é uma reflexão que precisa ser feita por todos, sobre de que forma o Estadual privilegia e tem em consideração a preparação das equipes para a temporada. Há quatro dimensões no rendimento: técnica, física, tática e psicológica. Uma dessas dimensões fica claramente desgastada para o início do Brasileirão, da Copa e, no nosso caso, da Copa Sul-Americana, que é a psicológica. Essa dimensão não é tão trabalhada de forma propositada no começo da temporada para os jogadores estarem bem frescos na hora das grandes decisões e grandes batalhas – analisou Castro.
MAIS! Botafogo e os dias decisivos na busca por reforços
Tiquinho Soares é prova do peso do Estadual

Os veículos de comunicação têm o dever de cobrar o peso dos estaduais e não simplesmente ficar crucificando os grandes clubes por tropeços nesse tipo de torneio. O Corinthians teve sua sede invadida por conta disso. O Santos e o São Paulo estão no radar dos críticos. O Cruzeiro, que ano passado era o grande exemplo do planeta, virou clube pequeno. Tudo por conta do Estadual. Será que é isso que queremos em termos de progresso no futebol brasileiro?
MAIS! Lucas Piazon é a insistência que pode custar caro ao Botafogo
Por fim, o Botafogo perdeu Tiquinho Soares contra o Sergipe por uma decisão equivocada do judiciário baseada em uma péssima arbitragem no Estadual. O Botafogo penou para ganhar e o jogador, diante do Brasiliense, fez três gols. Será que ele não fez falta em Aracaju?
MAIS! O discreto crescimento de um jovem lateral botafoguense
Que o Botafogo de Luís Castro deve muito todos nós já sabemos. Mas também é preciso reconhecer que neste ponto o português levantou uma bola muito importante e que precisa ser muito bem analisada por todos.