Tenho acompanhado algumas discussões em torno da pontuação do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Muitos entendem que o time não rendeu o suficiente para ter 12 pontos. Então fui buscar explicações para isso e encontrei na entrevista do técnico Luís Castro após o 1 a 1 com o América-MG.
Primeiro temos que lembrar que no futebol não há injustiças, salvo quando o placar é decidido pela arbitragem. O Botafogo não ganhou pontos na base do apito. Além disso já viveu temporadas em que fez belos jogos e pontuou “menos do que merecia” por esta lógica.
Então como explicar a pontuação? A melhor explicação vem mesmo de Luís Castro respondendo sobre outra pergunta. Sem querer ele explicou essa.
– Somos uma equipe que encara cada jogo como uma grande batalha. Somos mais uma equipe dessas que atira-se no jogo em busca dos três pontos – disse Castro.
Botafogo se recusa a perder

O Botafogo atual se nega a perder até mesmo quando merece, como foi contra o Coelho, quando a atuação do primeiro tempo era para desanimar até palhaço iniciante.
Mesmo quando tudo dá errado o time luta até o fim. Por isso trouxe um ponto do jogo com o Atlético-GO, quando buscou a igualdade no apagar das luzes. Por isso quase venceu o América.
Até quando foi para o intervalo perdendo por 3 a 0, como foi diante do Corinthians, o Botafogo tenta fazer melhor no segundo tempo.
O Botafogo tem 12 pontos porque merece ter 12 pontos. E isso não se deve discutir.