O técnico Eduardo Barroca tem boas intenções na montagem do time alvinegro. A ideia de dar protagonismo ao clube, que ele tanto martela, esbarra justamente na falta de qualidade de um setor importante em qualquer equipe: a criação de jogadas.

O Botafogo que perdeu para o Goiás apresentou os mesmos problemas que estão sendo exibidos desde o começo do Campeonato Brasileiro. E que só não estavam tão evidenciados com Zé Ricardo por que o treinador não conseguiu definir o estilo que pretendia utilizar no clube. Se perdeu após o Campeonato Brasileiro e viveu de lampejos no primeiro semestre deste ano, como nos 3 a 0 sobre o Defensa Y Justicia, por exemplo.

Quando um time não consegue render sem estar organizado os reais problemas podem estar sendo mascarados. Era o que acontecia. Barroca organizou a equipe, o que fez saltar aos olhos a falta de criatividade.

Alex Santana e João Paulo não podem ser chamados de camisa 10

O meio-de-campo do Botafogo toca a bola. Mas não sabe o que fazer com ela. Isso por que seus jogadores que estão sendo responsabilizados pela criação de jogadas não podem ser os designados para esta função. Alex Santana e João Paulo, por exemplo, são jogadores em condições de compor muito bem um setor. Mas não se pode esperar deles, e muito menos de Cícero ou de Luiz Fernando, que vistam a camisa 10 (no real significado que ela tinha em décadas passadas).

As intenções de Barroca são boas. O treinador quer ver o Botafogo controlando a bola. E isso pode até estar em progresso. Mas o objetivo final, com a qualidade que se tem hoje em dia, está bem longe.

LEIA TAMBÉM:

Alex Santana é muito importante para o atual time do Botafogo
Leo Valencia seria uma boa moeda de troca no Botafogo
Joel Carli já tem status de ídolo no Botafogo
Botafogo só terá centroavante em caso de troca
Gustavo Bochecha tem em 2019 seu ano decisivo
Negociação do Botafogo com a FAM ainda não envolve o Palmeiras
Thiago Galhardo, do Vasco, e uruguaio Navarro são oferecidos ao Botafogo
Botafogo pode corrigir erro com a saída de Kieza
Mufarrej precisa escutar CEP e Jefferson
Mufarrej precisa escutar CEP e Jefferson. Botafogo agradece!
Botafogo não vai resistir se Mufarrej não mudar
Botafogo que se cuide: Mufarrej é o Rolim sem grife