Para um grande clube ter o salário atrasado é o pior adversário. O Botafogo provou isso na reta final do Campeonato Brasileiro. Na semana que antecedeu ao jogo contra o Corinthians o clube colocou a casa em ordem. De lá para cá foram seis jogos com cinco vitórias e um empate. Uma campanha de campeão. E que ninguém ache que estou dizendo que o atual elenco seria o campeão se sempre recebesse em dia. Que fique claro!

Não estou aqui levantando a bola de que os jogadores não correm com o salário atrasado. Porém, o clima no elenco não era dos melhores enquanto havia dívida e as lideranças do plantel, assim como os dirigentes, vinham sendo cobrados. Em um ambiente assim, por mais que os atletas se esforcem e tentem ser profissionais, as preocupações e contas que não param de chegar encurtam a distância para a preocupação, tornando o erro um parceiro.

Pagar em dia é obrigação e ninguém gosta de produzir sem receber. Temos aqui no Rio de Janeiro um exemplo nestas últimas semanas de como o atraso salarial pode gerar estragos. Basta acompanhar a campanha do Fluminense, que está há oito jogos sem ganhar e sequer consegue marcar gols.

Pagamento em dia é o grande reforço

Na quarta-feira, com o dinheiro vindo de uma das parcelas da Caixa Econômica Federal, o Glorioso quitou outubro e continua em dia com seus vencimentos. Os pontos perdidos enquanto o salário não estava depositado já foram embora e são irrecuperáveis. Podem até mesmo ter custado planos mais ambiciosos. Porém, o aprendizado fica.

O maior reforço que o clube pode ter em 2019 é o salário em dia. Podem perguntar ao Zé Ricardo. Ele vai concordar comigo. E o Marcelo Oliveira também…

LEIA TAMBÉM:
CEP ou Mufarrej? deixo a escolha para depois
Vamos falar de arbitragem?
Botafogo não pode ceder Caio Alexandre de graça
Leonardo Valencia ainda tem muito a dar ao Botafogo
Renan Gorne, Lucas Campos, Leandro Carvalho… Botafogo deve ter um timaço
Moreira Salles no Botafogo: clube já viveu épocas douradas
Botafogo e os pontos que ficaram pelo caminho 
Botafogo precisa começar a planejar 2019
Quem deve ficar no Botafogo em 2009?
O Botafogo e o que representou Jefferson